domingo, 28 de setembro de 2008

Maquiagem que disfarça rugas. Perca alguns aninhos em poucos minutos.


Truques para uma maquiagem que disfarça as rugas
Pouco pó e nada de cintilante estão entre as dicas para rejuvenescer


Quando as rugas e linhas de expressão saltam quando você encara o espelho, é hora de aliar bons cremes a ótimos truques de maquiagem. Ela não esconde tudo, mas deixa a aparência bem mais leve , afirma a maquiadora Priscila Konst, especialista em técnicas para a terceira idade e palestrante do Age Seniors Center, em São Paulo. Ficou interessada? Então aproveite todas as dicas que ela dá para quem deseja rejuvenescer como num passe de mágica. (faça uma avaliação de beleza grátis)


Contornos suaves

A pele mais velha apresenta, além de mais linhas de expressão, uma flacidez maior.
Para amenizar isso, uma boa medida é delinear os olhos e a boca com muita suavidade (essas áreas costumam concentrar mais rugas). Uma boa base também é fundamental. Escolha uma com textura cremosa, que deixa o rosto bem hidratado , ensina Priscila. Um truque esperto é esquecer as cintilâncias. Isso porque os tons opacos disfarçam melhor.
(escolha um bom anti-rugas)

Pó, um perigo

Usá-lo para dar o arremate na uniformização da pele pode acabar pondo toda sua maquiagem a perder. A textura em pó acabe se acumulando entre uma ruguinha e outra, o que só deixa esses sinais mais evidentes. As pálpebras caídas também são ressaltadas. Por isso, tente evitar (ou use bem delicadamente).

Prefira batom seco

Na hora de colorir os lábios, o ideal é ficar com os bastões menos cremosos. Eles pintam sem escorrer ou se acumular nos sulcos da boca ou ao redor dela. (conheça o gloss que aumenta os lábios)

Ressalte os olhos

Chamar a atenção para as sobrancelhas é uma boa tática para despistar olhares da suas ruguinhas. Para isso, conte com um blush bem aplicado no ponto mais alto da maçã do rosto. Elas vão ficar mais arqueadas, harmonizando o rosto. Também escureça um pouquinho o cantinho interno do canto dos olhos, com lápis preto ou marrom forte. Complete a produção passando um tom escuro de batom. (escolha um bom rímel comparando as marcas)

Prepare a pele

Procurar produtos à base de DMAE (um agente firmador) é uma medida que mostra efeitos imediatos. Além de suavizar as rugas no instante em que é aplicado,esse tipo de cosmético aumenta a produção de colágeno e evita o surgimento de novas rugas (ou, pelo menos, diminui o ritmo em que isso acontece). (bons cosméticos tratam a pele, reconheça)

Combinação arriscada

Priorizar na maquiagem as mesmas cores das roupas pode deixar o visual muito pesado. O ideal é fazer o make pensando nos acessórios que você vai usar. Mas sempre tome cuidado na hora dos brilhos.

Passo a passo da maquiagem impecável

Prestando atenção nos 6 passos abaixo, não temo errar:
1.Limpe a pele com uma boa loção. Isso retira as impurezas e permite que a maquiagem apresente um efeito mais leve.

2. Tonifique com uma loção calmante. As de camomila são ótimas para dar ao rosto um ar mais descansado, suave. Limpar: com uma loção de limpeza

3. Hidrate o rosto e o colo com soro fisiológico.
4. Passe produtos com efeito tensor (DMAE, por exemplo)ao redor dos olhos e dos lábios
5. Uniformize a pele com uma base ligeiramente mais clara do que sua pele. Prefira marcas que também ofereçam hidratação.
6.Finalize a maquiagem na área dos olhos. Use cores opacas, como bege ou marrom. O efeito cintilante vai ressaltar as rugas.

12 truques contra a cólica. Saiba o que realmente funciona.

Risque a fase de cólicas do seu calendário menstrual
As massagens, os remédios e os truques que realmente fazem efeito

Se, quando assiste a comerciais mostrando aquelas modelos que encaram normalmente os quatro dias de menstruação, sua vontade é jogar um vaso contra a televisão (e nem precisa ser época de TPM), respire fundo. Mais de 50% das mulheres em idade fértil sentem calafrios só de olhar o calendário e notar que a fase de cólicas está chegando. Dos 12 aos 30 anos, esse é um problema comum , afirma a ginecologista Silvana Chedid, diretora da clínica Chedid Grieco e chefe do setor de Reprodução Humana do Hospital Beneficência Portuguesa.

Simplificando, o mal aparece em conseqüência das contrações realizadas pelo útero para eliminar o sangue. Ou seja, quanto mais intenso for o fluxo da mulher, mais fortes são as cólicas , explica a médica. Mas se você já está cansada de saber o que está por trás de tanto sofrimento e quer mesmo é arranjar uma solução para ele, precisa experimentar nossas dicas. Reunimos um time de especialistas de várias áreas que vão dar soluções simples e muito eficazes para acabar de vez com esse martírio.
1. Analgésicos e antiinflamatórios. Algumas mulheres têm cólicas mensalmente. Para elas, lançar mão de algum remédio pode ser a melhor saída. Mas só faça isso depois de consultar um médico , afirma a ginecologista do Hospital Beneficência Portuguesa.
(fique alerta aos perigos da hipocondria)

2. Anticoncepcionais à base de hormônios. A pílula ou outros métodos do gênero têm ação comprovada contra as dores de quem pena com o fluxo muito intenso. Como ela diminui a intensidade do fluxo, as cólicas também acabam diminuindo , associada a doutora Silvana Chedid. (Agende os exames que garantem sua saúde íntima)

3. Massagens. Técnicas que utilizam o calor (como a massagem de pedras) têm ótimo efeito contra as dores e os inchaços tão comuns no período. As massagens ayurvédica, tuiná, o shiatsu e a reflexologia melhoram a circulação e relaxam a musculatura , afirma a fisioterapeuta Andréa Machado, gerente do Thalasso Spa da Praia do Forte (Bahia).

4. Terapias alternativas. A acupuntura é indicada tanto para aliviar as dores como para prevenir o surgimento delas, de acordo com a fisioterapeuta. Para a Medicina Tradicional Chinesa, a cólica menstrual surge devido a um desequilíbrio entre o fígado e o baço-pâncreas , explica Andréa. As agulhas vão agir equilibrando estes órgãos e, assim, tratando outros sintomas da TPM até regularizar o ciclo . Ela cita ainda a talassoterapia como opção. Além do calor, a técnica usa princípios ativos da água do mar, que penetram na pele e melhoram os sintomas da TPM, incluindo as cólicas. (saiba mais sobre a acupuntura sem agulhas)

5. Exercícios físicos. Quando treina, você aumenta a dose de endorfina que circula no sangue. Esse hormônio provoca uma sensação de prazer e euforia, ajudando a esquecer o desconforto. Além disso, o esforço físico faz com que os vasos do colo uterino se dilatem, facilitando a passagem do sangue. Fora isso, os líquidos retidos que causam o inchaço,
tanto da mama como do ventre, são mais bem drenados com o aumento da temperatura corporal e com a transpiração , afirma a especialista do Thalasso Spa.

6. Bolsa de água quente. O calor alivia as dores porque relaxa os músculos, dilata os vasos capilares e produz o bem-estar.

7. Peixe. De acordo com a responsável pelo Spa na Praia do Forte, uma dieta rica em peixe auxilia o controle dos espasmos. A sugestão refere-se ao fato de que a prostaglandina é produzida com base em ácidos graxos, e peixes são ricos nessa substância.

8. Chás de camomila ou de menta, quentes. Eles ajudam a aliviar a dor além de proporcionarem uma deliciosa sensação relaxante.

9. Exclua as gorduras. Frituras, manteigas e carnes gordurosas são as principais responsáveis pela elevação dos níveis de estrógeno e conseqüente aparecimento das cólicas , explicam as nutricionistas Roseli Rossi e Paula Corrêa, da Clínica Equilíbrio Nutricional, em São Paulo. (diferencie a boa da má gordura)

10. Fibras. Cereais integrais, frutas e verduras favorecem a eliminação do estrógeno em excesso (aquele hormônio que leva ao espessamento do útero e acaba causando as contrações musculares para saída do sangue menstrual). Menos estrógeno é igual a menos contrações e, portanto, menos dores.

11. Abacaxi. Aproveite para se refrescar com ele. A fruta é rica em bromelina, uma substância que melhora digestão e também tem ação antiinflamatória , explicam as nutris da Clínica Equilíbrio Nutricional.

12. Cálcio. De acordo com as duas especialistas em nutrição, vegetais verdes escuros, leite e derivados dele agem diretamente sobre a musculatura lisa do útero, reduzindo as contrações musculares dolorosas. E, por serem ricos em triptofano (aminoácido ligado à produção de serotonina), esses alimentos ainda reduzem a tensão e ansiedade típicas da TPM. O magnésio tem efeito parecido e pode ser encontrado na banana, no leite, na beterraba e na aveia.
texto6Ds

Conheça alimentos que turbinam seu célebro

Vitamina B12 é fundamental para evitar danos no cérebro
A alimentação interfere diretamente no organismo ao longo da vida

Um estudo realizado pelo Projeto Oxford para Investigação da Memória e Envelhecimento, na Grã Bretanha, constatou que a vitamina encontrada em carnes, peixes e leite é crucial para manter o bom funcionamento das funções cerebrais em idosos. Durante cinco anos, os pesquisadores analisaram 107 pessoas, com idades entre 61 e 87 anos, e constatou que a deficiência da vitamina B12 pode estar associada ao encolhimento do cérebro e, conseqüentemente, levar a demência.
A pesquisa foi feita através da medição do cérebro e dos níveis de vitamina no sangue. A conclusão é que os idosos que tinham baixo nível do nutriente têm seis vezes mais chances de sofrer com a redução da massa encefálica.
Agora, os estudos seguem uma nova linha, tratar os idosos que já estão com as funções cerebrais prejudicadas a fim de conter os efeitos degenerativos.
Para o coordenador do estudo, David Smith, saber que a alimentação interfere diretamente no nível de redução cerebral é crucial para evitar doenças futuras. A diretora da organização britânica Alzheimer s Research Trust, Rebecca Wood, afirma que a falta da vitamina realmente é um problema comum entre os idosos e, com a pesquisa, podem ser tomadas novas atitudes para aumentar a qualidade de vida.
Outro ponto fundamental para manter o cérebro na ativa é fazer trabalhos manuais, ler muito e aprender coisas novas sempre. A leitura, especificamente, melhora atenção, memória e fluência verbal, revelou um estudo americano com mais de 500 idosos.
Manter essas funções em ordem é também uma questão de sobrevivência: a taxa de mortalidade aumenta quando essas capacidades despencam. Quem quiser reforçar a alimentação para estimular o cérebro deve consumir os antioxidades, como: castanhas, amêndoas, lentilha, espinafre e o azeite de oliva extra-virgem, esses alimentos são capazes de estimular e auxiliar o cérebro contra sua degeneração.

Deixe de lado os 10 mitos mais famosos sobre nutricão

Abandone idéias falsas para que sua dieta e seu treino rendam mais
As especialistas em nutrição Wendy Repovich e Janet Peterson, membros do American College of Sports Medicine, expuseram durante a 11ª Conferência Anual de Saúde e Fitness da entidade, dez mitos relacionados à nutrição. Alguns são conselhos transmitidos de geração em geração.


1. Diabetes tipo 2 pode ser prevenido ingerindo alimentos de baixo índice glicêmico. Altos níveis de glicose não são o que causa diabetes. A doença é causada pela resistência do corpo à insulina. Alimentos com alto índice glicêmico podem causar picos no nível de glicose, mas isso é apenas um indicador da presença de diabetes, não a raiz do problema.


2. Comer imediatamente após o trabalho muscular irá impulsionar a recuperação. Atletas de resistência (endurance) precisam ingerir carboidratos imediatamente após o exercício para repor os níveis de glicogênio, e uma pequena quantidade de proteína para acentuar essa reposição. Isso pode ser feito bebendo um achocolatado desnatado ou um isotônico. A proteína nesse momento não irá ajudar a construir músculos, então, para atletas de força (trabalho anaeróbico), não é preciso comer imediatamente após seu treinamento.


3. Pessoas com síndrome do intestino irritável devem evitar comer fibras. Há dois tipos de fibras, solúveis e insolúveis. Apenas esta última pode ser fonte de problemas. As fibras solúveis, no entanto, encontradas na maioria dos grãos, são absorvidas mais facilmente pelo corpo e podem ajudar as pessoas com a síndrome a prevenir constipações.


4. Ingerir porções extras de proteína é necessário para ganhar massa muscular. A menos que o corredor faça um treino significativo com peso, a proteína extra não terá nenhum efeito. Mesmo uma exigência maior do nutriente em função do treino pode ser suprida facilmente pela alimentação.


5. Suplementos vitamínicos são necessários para todo mundo. Com uma alimentação variada em frutas, vegetais e grãos integrais, quantidades moderadas de proteína magra e quantidade adequada de calorias, não há por que tomar suplementação. Os suplementos vitamínicos são recomendados para gestantes e pessoas com distúrbios nutricionais.


6. Evitar álcool. Moderação é a chave. Todo álcool é um anticoagulante, e o vinho tinto contém antioxidantes benéficos para a saúde.


7. Comer ovos elevará o colesterol. O mito surgiu porque a gema tem a maior concentração de colesterol do que qualquer outro alimento. Porém, não é suficiente para colocar a saúde em risco se houver moderação no consumo. Estudos sugerem que um ovo por dia não elevará o colesterol e será uma grande fonte de nutrientes.


8. Grãos marrons são de produtos integrais. Corantes e aditivos marrons podem dar aos alimentos a aparência de serem integrais. Ler os rótulos é boa dica para se certificar. Ingerir cerca de 90 g por dia de grãos ajuda a reduzir o risco de doenças do coração e diabetes.


9. Beber oito copos de água por dia. É preciso repor o líquido perdido a cada dia, durante a respiração, a excreção e no suor, mas isso não significa beber dois litros de água diariamente. É difícil medir a quantidade exata de água ingerida em bebidas e na alimentação. Um indicativo é a urina, se estiver amarelo escuro, beba mais água.


10. Comer carboidrato engorda. Cortar os carboidratos da dieta pode ter um benefício de redução de peso no curto prazo, devido à perda de líquido; mas comer carboidrato com moderação não ocasiona um ganho de peso diretamente. O corpo usa carboidrato como fonte de energia e um período sem ele pode causar cansaço e letargia.

Caminhada




Nem caminhar nem correr. Apertar o passo é a melhor maneira de perder calorias, ganhar fôlego e deixar as pernas fortes. Especialistas garantem que andando em ritmo acelerado você consegue resultados mais rápidos do que caminhando normalmente. E que o exercício pode ser tão eficiente como uma corrida -- com a vantagem de o risco de lesão ser mais baixo porque o impacto é menor. Veja como essa atividade aeróbica pode ajudar você a perder peso.

Não dá para começar com pique de maratonista. Cada um deve respeitar o seu limite e não cometer exageros. Caso contrário, pode se machucar. O melhor a fazer é acelerar o passo aos poucos, dentro das suas limitações. Na "power caminhada", você deve andar a uma velocidade média de 6 a 8 km/h.
Para andar a 6 km/h - você tem que percorrer 1 km em 10 minutos.
Para andar a 8 km/h - você tem que percorrer 1 km em 7 minutos. Na hora do exercício, é muito importante calcular a freqüência cardíaca (para não ter problemas de saúde e a atividade fazer efeito). Na power caminhada, você precisa andar a 85% da sua freqüência cardíaca máxima (FCM).
Durante o exercício, se você não tiver um relógio do tipo Polar, é fácil controlar a freqüência cardíaca. Verifique sua pulsação (no pescoço ou no pulso) durante 10 segundos e multiplique o número de batimentos por 6. O resultado tem que ficar próximo ao que você acabou de calcular (se estiver um pouquinho abaixo ou acima não tem problema).

Fique de olho na postura. Deixe a cabeça sempre alinhada com a coluna e mantenha o abdômen contraído durante toda a caminhada. Os braços devem acompanhar o movimento, com os cotovelos flexionados a 90 graus. Use roupas leves e um tênis confortável, com sistema de amortecimento (prefira modelos indicados para caminhada). Evite caminhar sob sol forte. Use chapéu ou boné e não esqueça de passar filtro solar, mesmo como o tempo nublado.

Beba bastante água antes, durante e depois da caminhada. É recomendável tomar, em média, de 100 a 150 ml (meio copo) a cada 10 ou 15 minutos. Alongue os músculos antes de começar a caminhar e ande de 5 a 10 minutos em ritmo lento para aquecer. No final, alongue para esfriar o corpo. Se você está sem praticar exercício há muito tempo, procure um médico e faça uma avaliação física antes de começar o treino.

Organize o seu programa. Você não precisa fazer "power caminhada" diariamente. Mas, para obter resultados, é preciso caminhar em ritmo normal nos outros dias da semana por, pelo menos, 30 minutos.